
Covid-19: Tecnologia facilita educação a distância
Para frear o avanço do novo coronavírus (Covid-19), as instituições de ensino têm suspendido as aulas presenciais e adotado modelos de educação a distância (EAD).
Diante disso, surge a necessidade de decidirem as ferramentas que serão disponibilizadas para os alunos, as disciplinas lecionadas, a realização ou não de avaliações, entre uma série de outras questões.
Entenda, neste artigo, como a pandemia pelo novo coronavírus impacta a educação e como utilizar a tecnologia a favor do ensino!
Pandemia do Covid-19 : Estratégias para manter o ensino
Em meio ao cenário pandêmico, medidas como evitar a aglomeração de pessoas vêm sendo adotadas por diversas instituições de ensino básico, técnico e superior, a fim de restringir a disseminação do vírus.
Desta forma, a modalidade de trabalho home office, em que o funcionário desenvolve em casa as mesmas atividades que realizava presencialmente, foi ampliada.
Mas, e a educação?
Sem uma previsão de término para as medidas de quarentena, os alunos não podem ficar sem aulas.
Por isso, as instituições de ensino organizaram uma estratégia de educação a distância para manter as atividades letivas, durante a crise do Covid-19. Deste modo, estão adotando ferramentas como plataformas de ensino a distância e mídias sociais para seguirem com as aulas.
Neste momento, a utilização da tecnologia se faz extremamente necessária, como forte aliada à prestação dos serviços educacionais. É importante lembrar que a adoção da modalidade EAD não interfere na diplomação do aluno.
As plataformas de educação a distância permitem a manutenção dos serviços educacionais. Ou seja, o aluno continua realizando seus estudos e adquirindo conhecimentos, sem prejuízo. Neste período inicial de 30 dias, em que o método começa a ser implantado, a carga horária será contabilizada.
Porém, não são todos os alunos que têm acesso à internet. No caso dos que não têm, os gestores estudam a possibilidade de remeter materiais físicos para a residência destes estudantes.
De modo geral, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão aderindo a ambientes virtuais para seguirem o calendário das aulas de forma remota.
Até o momento, 20 Estados e o Distrito Federal já suspenderam as atividades escolares total ou parcialmente.
De acordo com o diretor-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, a tendência é que as IES particulares adotem a prática. Porém, caso haja a opção de suspender as aulas, os conteúdos serão repostos sem prejuízo aos estudantes.
O MEC autorizou, a partir de hoje (18/03), a substituição de aulas presenciais das instituições federais de ensino superior por aulas no formato de ensino à distância.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e é válida por 30 dias ou enquanto durar a situação de pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19).
Covid-19: Ministério da Educação cria Comitê de Emergência
Na última segunda-feira, 16 de março, aconteceu a primeira reunião do Comitê Operativo de Emergência (COE), criado pelo Ministério da Educação.
Nesta reunião, foi apresentada uma plataforma de monitoramento do coronavírus nas instituições de ensino.
O objetivo é acompanhar, em tempo real, as redes federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, para saber onde e como o governo – em conjunto com os outros entes federativos, entidades representativas e as próprias instituições – deve agir.
O Comitê tem a finalidade de debater e definir medidas de combate à disseminação do Covid-19 em instituições de ensino, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.
Compõem o COE:
- Secretarias do MEC;
- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE);
- Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh);
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);
- Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed);
- União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime);
- Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif);
- Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O trabalho do comitê é integrado entre o Ministério da Educação (MEC) e as demais entidades. As decisões tomadas têm a finalidade de orientar ações de Estados, municípios e instituições de ensino, observada a autonomia dos envolvidos.
Covid-19 na educação: Como utilizar a tecnologia a favor do ensino?
Diante do exposto até aqui, é relevante ressaltarmos a utilização das tecnologias a favor da disseminação do conhecimento. Confira, a seguir, algumas ferramentas que facilitam a educação a distância:
- Plataformas de Ensino a Distância (EAD);
- Utilização de redes sociais como Facebook e Youtube, para realização de transmissões em vídeo;
- Ferramentas de vídeo-chamadas como Skype, Hangouts, Zoom, entre outras;
- Utilização de dispositivos como computadores, celulares e tablets;
- Possibilidade de transmissão de aulas por meio de canais de televisão aberta.
Estes são alguns recursos que podem ser utilizados durante a pandemia pelo Covid-19.
Leia também: YouTube e educação: Saiba mais sobre os canais educativos da internet
Gostou deste artigo? Aproveite para conhecer o Lyceum, sistema de gestão educacional que atende desde a educação básica até a superior! Acesse www.lyceum.com.br e saiba mais!